terça-feira, 13 de abril de 2010

REGINA DUARTE E A NOVELA PROIBIDA "DESPEDIDA DE CASADO" (1976/77)


Autor: Walter George Durst

Direção: Walter Avancini

Estréia: Estrearia dia 03 de janeiro de 1977, às 22:00 hrs, mas foi censurada

Sinopse: Stela e Rafael formam um casal estabelecido, que se encontrou e se amou com toda paixão. Mas, depois de 10 anos de união, há o desgaste normal, com problemas familiares que se foram acumulando. Obrigados a enfrentar realisticamente os problemas do dia a dia, o casamento começa a se desintegrar. É a fidelidade ao amor, e com o objetivo de reconquistar o relacionamento, que leva Stela e Rafael a procurar o consultório do Dr. Laio, um especialista que desenvolve uma terapia com outros casais com o mesmo problema: casamento em crise.

Entre vários casais, o Dr. Laio trata de Lídia e Roque, e de Rejane e Odilon. Lídia é uma mulher de mais idade que não acompanhou o desenvolvimento normal do marido, o Dr. Roque. Quando ela desperta para esta realidade, está aquém de Roque com dificuldade de recuperar o tempo que perdeu. Isto conduz a uma separação ou não?

Rejane, fixada no marido Odilon, não consegue romper essa dependência, nem nas diversas vezes em que é abandonada. Diante de uma separação definitiva, do desquite inevitável, entra em violenta crise emocional, sem condições de racionalizar seus problemas.

Na verdade, quando começava a produzir a substituta das 22h, a Rede Globo mandou quatro sinopses para serem apreciadas pela censura: "O Casamento" (nome provisório de "Despedida de Casado"), "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "A Vida Como Ela É", e "A Vida Escrachada de Baby Stompanato". Destas, apenas "O Casamento" havia sido aprovada, mas quando os censores viram em vídeo os trinta capítulos de "Despedida de Casado" que já haviam sido gravados, a opinião mudou, trazendo prejuízo de cinco milhões de cruzeiros.

"Despedida de Casado", depois de ter os 20 primeiros capítulos liberados, e as chamadas da novela já no ar, foi totalmente vetada para o horário das 22 horas, em substituição a "Saramandaia" sob a alegação de que o texto de Walter George Durst, prega a dissolução do casamento, o amor livre, a separação da família e as brigas entre gerações. Tudo porque a sinopse mostrava uma heroína que, ao se separar, buscava os prazeres da vida de solteira.

"Despedida de Casado" foi no espaço de um ano e quatro meses, a segunda novela da Globo censurada depois de sofrer vários cortes.

Em 24 de dezembro de 1976 o "Jornal do Brasil" informava a ocorrência: " "Despedida de Casado" despede-se do público antes de se apresentar. Ontem, 10 dias antes da data marcada para a estréia - segunda-feira dia 3 de janeiro - a direção da TV Globo de Brasília recebeu um comunicado oficial do Serviço de Censura e Diversões Públicas que declarava a novela definitivamente proibida".

A proibição acabou envolvendo toda a classe teatral, que preparou uma comissão de 23 pessoas – parte do elenco da Rede Globo – para levar a Brasília um memorial endereçado ao presidente Geisel.

A abertura da novela "Coquetel de Amor- 1977" com a música "Bandido Corazon" de Ney Matogrosso havia sido originalmente produzida para a abertura da novela "Despedida de Casado".

Praticamente todo o elenco de "Despedida de Casado" foi reaproveitado para a novela "Nina".

 Elenco: Regina Duarte, Antônio Fagundes, Maria Claudia, Cláudio Marzo, Rosamaria Murtinho, Nelson Caruso, Maria Fernanda, Felipe Wagner, Regina Viana, Osmar Prado, Carlos Eduardo Dolabella, José Augusto Branco, José Lewgoy, Carlos Gregório, Isabela Garcia, Lauro Góes, Katia D´Angelo, entre outros

2 comentários:

Denise Moraes disse...

Foi uma novela muito esperada pelos telespectadores.
Denise Moraes.

Monique Andrade disse...

Muito bom o blog! Maravilhoso mesmo! Bjos.