terça-feira, 27 de maio de 2008

FILME: LANCE MAIOR (1968)



Narra o jogo de sensualidade, cobiça e pecado armado entre o bancário Mário (Reginaldo Faria, perfeito), a rica Cristina (Regina) e a provocante comerciante Neusa (Irene Stefânia), inconformada com sua origem pobre. Produzida por Antônio Polo Galante, um mito da produção cinematográfica no país, a fita foi rodada em Curitiba e Antonina, no litoral do Paraná. Os cineastas Roberto Santos e Maurice Capovilla ajudaram Back a formatar o projeto que, segundo o cineasta, "teve em Curitiba uma bilheteria maior do que a de ‘Roberto Carlos em ritmo de aventura’ na cidade". Uma curiosidade: o assistente de produção do longa foi Sergio Bianchi, diretor do elogiado "Cronicamente inviável", que fez ainda uma ponta como ator. O primeiro filme "Lance Maior".

SINOPSE

História de jovens que buscam os ideais perdidos e um lugar ao sol. Eles representam a inquieta juventude moderna, ansiosos por amor e aventura. Mário, um bancário e estudante universitário, que enfrenta uma greve no trabalho, ao mesmo tempo em que tem uma crise de identidade. Sua dúvida é entre o engajamento político e a ambição de subir na vida. Cristina, uma moça rica e alienada que disputa as atenções de Mario, rivalizando com Neuza, uma sensual comerciária e militante política.

Ficha Técnica:
Título Original: Lance Maior
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 1968
Distribuição: U.C.B.
Direção: Sylvio Back
Roteiro: Sylvio Back, Oscar Milton Volpini e Nelson Padrella
Produção: Sylvio Back, Produções Cinematográficas Apolo,Paraná Filmes, A. P. Galante e Alfredo Palácios
Música: Carlos Castilho
Fotografia: Hélio Silva
Figurino: Ileana Kwasinski
Edição: Maria Guadalupe

ELENCO

Reginaldo Faria
Regina Duarte
Irene Stefânia
Isabel Ribeiro
Lourdes Bergmann
Sergio Bianchi
Doralice Bittencourt
Maria Rosa Carvalho
Cecília Christo
Edson D'Ávila
Luiz Hilário
Ileana Kwasinski
Esmeralda Magno
Sônia Mara
Marília Pêra
Lota Moucada
Roberto Murtinho
Joelde Oliveira
Nicolau Ramos
Odelair Rodrigues
Maurício Távora
Lucio Weber
Fernando Zeni.
Premiações- Irene Stefânia recebeu o prêmio de melhor atriz e Manoel Coelho o prêmio de melhor cartaz no Festival de Brasília, em 1968.- Lance Maior foi o primeiro longa-metragem dirigido por Sylvio Back.- A atriz Marília Pêra interpreta a canção-título, composta por Vitor Martins e Carlos Castilho.- Cartaz desenvlvido por Manoel Coelho.

Nenhum comentário: