quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOVELA: CARINHOSO (1973)


Carinhoso...linda novela!!

A jovem Cecília (Regina Duarte), na tentativa de esquecer as desilusões e os aborrecimentos causados por Eduardo, decide ser aeromoça e vai morar em Nova York. Eduardo (Marcos Paulo) é um playboy, filho dos patrões do pai de Cecília, Felipe (Gilberto Martinho), o chofer da rica família Vasconcellos. Três anos depois, Cecília volta ao Rio de Janeiro, decidida a reconquistar seu grande amor, apesar da oposição da família do rapaz, sobretudo do irmão mais velho, Humberto (Cláudio Marzo), apaixonado por ela.


Outro homem também cruza o caminho de Cecília. É Santiago Morales (Herval Rossano), um argentino rico que ela conheceu em Nova York e que vem ao Brasil para tentar conquistá-la. Envolvida com Eduardo e Humberto, Cecília diz a Santiago que ama outro homem.


Com o tempo, ela aproxima-se mais de Humberto, porque Marisa (Débora Duarte), ex-namorada de Eduardo, luta por ele com todas as armas.Um dia dia, Cecília recebe uma carta misteriosa da irmã de Santiago, Clara (Irma Alvarez), e fica sabendo que ele tem uma doença incurável e pouco tempo de vida. Surpreendendo a todos, ela se casa com o argentino. Porém trata-se de um plano arquitetado por Santiago para ter Cecília de volta.


Depois de um casamento conturbado e infeliz, a verdade é descoberta e Cecília, livre, volta para o Rio de Janeiro, provocando um desgaste entre os irmãos Vasconcellos. Ao final, Eduardo está decidido a abrir mão de seu amor por Cecília. Numa discussão com Marisa na estrada Rio-Petropólis, Eduardo perde o controle do carro, o que causa um acidente e a morte dos dois. Apesar de Humberto ter se revelado um homem fraco e de atitudes voltadas apenas para o trabalho, desperta segurança em Cecília e consegue finalmente conquistar seu amor.


REDE GLOBO - 1973"AMOR, UM BRINQUEDO PERIGOSO. O DESTINO BRINCANDO COM GENTE. UMA MULHER A ESPERA DE UM HOMEM... CARINHOSO".

Cecília (Regina Duarte), uma jovem pobre que sonhava encontrar um homem carinhoso e gentil. Na tentativa de esquecer as desilusões causados por Eduardo (Marcos Paulo), rapaz de família rica e filho dos patrões de seu pai, Cecília decide ser aeromoça e vai morar em Nova York. Três anos depois, volta ao Rio de Janeiro decidida a reconquistar seu grande amor, apesar da oposição da família do rapaz e sobretudo do irmão mais velho de Eduardo, Humberto (Cláudio Marzo), apaixonado por Cecília. Outro homem também cruza o caminho da moça, Santiago Morales (Herval Rossano), um argentino rico que ela conheceu em Nova York e que vem ao Brasil para seduzi-la.


No Troféu Imprensa 73, Regina Duarte ganhou na categoria melhor atriz, mas o dedicou a Eva Wilma, pela atuação como Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia (Tv Tupi). Nada mais justo, pois em 1973 foi dificil para duplicar a atriz no vídeo.


A CARTA MISTERIOSA NAS MÃOS DE CECÍLIA!!

Envolvida com Eduardo e Huberto,Cecília diz a Santiago que ama outro homem.Com o tempo se aproxima mais de Humberto,porque Mariza (Débora Duarte),ex-namorada de Eduardo,luta por ele com todas as armas.Um dia,Cecília recebe uma carta misteriosa da irmã de Santiago e fica sabendo q ele tem uma doença incurável e pouco tempo de vida.Surpreendendo a todos,ela casa-se com o argentino.Porém,trata-se de um plano arquitetado por Santiago para conquistar Cecília.Ao final,depois de um casamento conturbado e infeliz,a verdade é descoberta e Cecília,livre,volta para Humberto.


CURIOSIDADES DA NOVELA CARINHOSO:

Na novela Carinhoso, da TV Globo, o ator Cláudio Cavalcanti fazia papel de um professor de inglês que possuía um Gordini cujo apelido era Cacilda. Herval Rossano fala de Carinhoso.

Em 1973 fui convidado para interpretar o papel de um argentino em nove capítulos da novela "CARINHOSO". Santiago, o meu personagem teve tal sucesso que ficou em cena por mais de
200 capítulos.


Rede Globo - 19h
de 4 de julho de 1973 a 22 de janeiro de 1974
174 capítulos
novela de Lauro César Muniz
direção de Wálter Campos
supervisão de Daniel Filho


ELENCO:

REGINA DUARTE - Cecília
CLÁUDIO MARZO - Humberto
MARCOS PAULO - Eduardo
HERVAL ROSSANO - Santiago Morales
DÉBORA DUARTE - Marisa
ROSAMARIA MURTINHO - Ivone
FÚLVIO STEFANINI - Sérgio
CLÁUDIO CAVALCANTI - Paulo
LÚCIA ALVES - Leda Maria
GILBERTO MARTINHO - Felipe
JORGE CHERQUES - Vasconcellos
CÉLIA BIAR - Hermínia
REYNALDO GONZAGA - Julinho
MARCO NANINI - Faísca
ZENI PEREIRA - Donana
LÍCIA MAGNA - Esmeralda
GERMANO FILHO - Arquimedes
MAURO MENDONÇA - Vicente
RIVA BLANCHE - Mariana
ARTHUR COSTA FILHO - Ramon
IRMA ALVAREZ - Clara
SUZANA FAINI - Renata
JUAN DANIEL - Morales
LAURA SUAREZ - Marieta
LÍDIA VANI - Isaura
HÉLIO ARY - Dr. João Cláudio
ÁLVARO AGUIAR - Pinheiro
TALITA DE MIRANDA - Sofia
ADEMIR ROCHA - Gastão Franco

BASTIDORES:


-Primeira novela de Lauro César Muniz na Globo, escrita especialmente para Regina Duarte.

-Teve como ponto de partida o filme Sabrina, de Billy Wilder, com Audrey Hepburn.

-A história não tinha uma sustentação maior a não ser encontros amorosos dos personagens, que se comportavam todos com fragilidade e insegurança. Apesar disso a novela registrou relevante sucesso.

-Além da história de Cecília, havia ainda outros focos de atenção: os triângulos Sérgio (Fúlvio Stefanini),
Ivone (Rosamaria Murtinho) e Paulo (Cláudio Cavalcanti), e, posteriormente, Ivone, Sérgio e Renata (Suzana Faini), já que Paulo se envolvia com Leda Maria (Lúcia Alves).

-Carinhoso terminou antes do prazo por causa da gravidez de Regina Duarte. Não dava para disfarçar, e ela não podia casar na novela, pois era a protagonista. Se casasse terminaria a história. Regina estava grávida de Gabriela Duarte, que se tornaria atriz e atuaria com a mãe em produções como Por Amor e Chiquinha Gonzaga.

-Nessa novela a produção foi gravar pela primeira vez nos Estados Unidos. Daniel Filho menciona em seu livro Antes que me Esqueçam:"Morri de medo quando estava gravando as cenas aéreas de abertura da novela, feitas num helicóptero. Morro de medo de voar. Fiquei tentando convencer os norte-americanos de que minha presença no helicóptero não era necessária. (...) Não consegui escapar".

-Imagens de alguns dos principais pontos turísticos de Nova York apareciam na abertura da novela: Central Park, Greenwich Village, World Trade Center, Times Square, Broadway, Empire State Building, Estátua da Liberdade. E da mesma forma, paisagens cariocas eram mostradas no encerramento.

-A TV Globo foi a primeira emissora brasileira a utilizar câmeras eletrônicas portáteis em suas produções. Antes, para gravar cenas externas, era necessário carregar trombolhos que pesavam de 50 a 70kg. Daniel Filho (com Carinhoso) e Fábio Sabag (com o Caso Especial) inauguraram o equipamento VR-3000, apesar das imagens ainda serem em preto-e-branco.

-Daniel conta em outro livro seu, O Circo Eletrônico:"Carinhoso teve esse nome porque a gente resolveu colocar a música de Pinxinguinha como abertura. Boni estava profundamente apaixonado pelo excelente trumpete que tocava o Márcio Montarroyos e saímos em busca do título, que tinha que ser romântico. Boni disse: 'Por que não Carinhoso?".

-A novela foi reprisada às 13h30 logo após seu término, e teve uma segunda reprise, no mesmo horário, entre 20 de setembro de 1978 e maio de 1979.

-Esse era o texto narrado na apresentação das cenas do próximo capítulo da novela (prática comum na época):"Amor, um brinquedo perigoso. O destino brincando e jogando com gente. Uma mulher a espera de um homem... carinhoso."

4 comentários:

Flor da aventura disse...

Essa novela foi um sucesso incrível por que trouxe um tempero pouco comum: a trama de amor envolvendo dois irmãos apaixonados pela mesma mulher. Somente este ano a globo surge com Miguel e Jorge na trama aproximando a novela deste estilo de sucesso, já que os dois amam a mesma mulher.
Carinhoso é tão boa que devia voltar. Dica: Para fazer Eduardo que tal Rodrigo Santoro?

NILCE CHAIM disse...

Eu era menina e até hj, com uma filha de 25 anos comento e relembro sempre essa novela que marcou demais a minha vida! Adoraria revê-la no vale a pena ver de novo.

Unknown disse...

Incrivel,no ano que esateri fazendo 50 anos, me encontro lendo sobre a novela Carinhoso, que assisti qdo tinha apenas 10 anos de idade e me lembro como se fosse hoje das cenas. Tinhamos acabado de comprar uma tv, e tudo era novidade pra mim, me encantava olhar pro video e ver cenas romanticas embaladas por musicas que até hoje são inesqueciveis como , Music and me, Skyline Pegieon, e Amar Sofrer e Sonhar.....Que saudade.

Unknown disse...

Bons tempos !