quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOVELA: SÉTIMO SENTIDO (1982)



Sétimo Sentido foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 29 de março a 8 de outubro de 1982. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes e contou com 167 capítulos. Luana Camará volta ao Brasil para recuperar a fortuna de sua família, tomada através de um golpe de Antônio Rivoredo.

 O problema é que ela ama Rudy, filho de Antônio. Seu maior obstáculo será Tião Bento, o ambicioso administrador das empresas dos Rivoredo. Luana tem o "sétimo sentido" do título, apresenta capacidades paranormais e encarna a figura da falecida atriz italiana Priscilla Capricce. O curioso é que, ao passo que Luana odeia Tião Bento, Priscilla se casa com ele. Há também o romance entre Danilo e Sandra, irmã de Rudy; o casamento desajustado deste último com Helenice;e as tramas de Santinha Rivoredo, mãe deles, viúva de Antônio, a qual se casa com o malandro Valério.

CURIOSIDADES DA NOVELA SÉTIMO SENTIDO:
Exibida entre 29 de março e 9 de outubro de 1982 em 167 capítulos.

Em Sétimo Sentido, Regina Duarte vivia duas personagens: a paranormal Luana Camará que encarnava o espírito de Priscila Capricce. Regina revelou, em entrevistas, que adorava as personagens e que Priscila foi a precursora da Porcina de Roque Santeiro (1985).

A personagem Gisa seria seria vivida por Débora Duarte, que preferiu recusar por não ser a protagonista. Tamara Taxman brilhou.

Estudiosos do espiritismo criticaram a trama. Alegavam que é impossível a possessão de um espírito sobre uma pessoa. Janete Clair, além da assessoria da parapsicóloga Thelma Tablada, afirmou ter estudado durante um ano temas relativos a paranormalidade, parapsicologia e espiritismo.

A Trilha Sonora Nacional da novela trazia belas canções que marcaram época: "Esotérico" de Gilberto Gil, "Atlântida" de Rita Lee, "Faltando um pedaço" de Djavan, "Atiraste uma pedra" de Maria Bethânia, "Jeito de Amar" de Ney Matogrosso,"As Vitrines" de Chico Buarque e "Charme do Mundo" de Marina Lima. Já a Trilha Sonora Internacional contavam com as belíssimas "Empty Garden" de Elton John, "Anyone Out There" de Duran Duran, "Walk Away" de Udo Jurgens, "Classic" de Adrian Gurvitz e "Chariots Of Fire" de Vangelis.

Natália do Vale mais uma vez fazia par romântico com o ator Cláudio Cavalcanti repetindo o sucesso da novela Água Viva (1980).

A novela contou com duas memoráveis sequências: Priscila Capricce no palco interpretando Branca Dias de O Santo Inquérito, de Dias Gomes - personagem que Regina Duarte havia defendido de fato no teatro; e a deslumbrante sequência de casamento de Priscila e Tião Bento, num ritual cigano.

Tamara Taxman fez de sua personagem Gisa, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de setembro de 1982.

A exemplo de Sétimo Sentido, Nicete Bruno e Regina Duarte contracenaram novamente como mãe e filha, respectivamente, em Rainha da Sucata (1990).

A novela encerrou com esse famoso texto de Janete Clair: "Eu gostaria que o ser humano acreditasse que existe uma força capaz de mudar a sua vida. É bom confiar em si mesmo e esperar um novo amanhecer".

Em Sétimo Sentido, Regina Duarte vivia dois personagens: a paranormal Luana Camará que encarnava o espírito de Priscila Capricce. Regina revelou, em entrevistas, que adorava os persongens e que Priscila foi a precursora da Porcina de Roque Santeiro (1985)

Estudiosos do espiritismo criticaram a trama. Alegavam que é impossível a possessão de um espírito sobre uma pessoa. Janete Clair, além da assessoria da parapsicóloga Thelma Tablada, afirmou ter estudado durante um ano temas relativos a paranormalidade, parapsicologia e espiritismo.

Destaque para a bela abertura que mostrava o rosto da atriz Regina Duarte se movendo numa paisagem celeste, entre estrelas, ao som da música "Vitrines" de Chico Buarque.

A Trilha Nacional da novela trazia belas canções que marcaram época: "Esotérico" de Gilberto Gil, "Atlântida" de Rita Lee, "Faltando um pedaço" de Djawan, "Atiraste uma pedra" de Maria Bethânia, "Jeito de Amar" de Ney Matogrosso e "Charme do Mundo" de Marina. Já a Trilha Internacional contavam com as belíssimas "Empty Garden" de Elton John, "Walk Away" de Udo Jurgens e "Classic" de Adrian Gurvitz.

Natália do Vale mais uma vez fazia par romãntico com o ator Claudio Cavalcanti repetindo o sucesso da novela Água Viva (1980)

A novela contou com duas memoráveis sequências: Priscila Capricce no palco interpretando Branca Dias de O Santo Inquérito, de Dias Gomes - personagem que Regina Duarte havia defendido de fato no teatro; e a deslumbrante sequência de casamento de Priscila e Tião Bento, num ritual cigano.

Globo - 20h

de 29 de março a 8 de outubro de 1982

166 capítulos

novela de Janete Clair

direção de Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes

direção geral de Roberto Talma

SINOPSE

A marroquina Luana Camará volta ao Brasil para tentar recuperar sua fortuna roubada pela família Rivoredo. No passado, Antônio Rivoredo passou para o seu nome os bens dos pais de Luana, quando estes foram obrigados a se exilar por problemas políticos, no período Vargas. O patrimônio da família Camará, no entanto, nunca foi devolvido por Antônio Rivoredo.

Tião Bento é o braço direito do falecido Antônio e antagonista de Luana. Ele ambiciona o poder nas empresas da família Rivoredo, mas enfrenta a oposição de Sandra, a filha mais velha de Antônio, com quem vive em conflito. Tião Bento é também uma espécie de Don Juan e tem uma curiosa mania: guarda sempre um pé de sapato das mulheres que seduz.

Os obstáculos enfrentados por Luana fazem com que ela retorne a Casablanca, sua cidade natal, deixando no Brasil seu grande amor, Rudi, outro dos Rivoredo. O rapaz vive uma crise conjugal com a possessiva Helenice.

Luana, que já manifestava sinais de paranormalidade, como visões de situações futuras, acaba sofrendo uma transformação radical: ela assume mediunicamente a identidade da atriz italiana Priscila Capricce e reaparece no Brasil, causando o espanto de todos. O espírito de Priscila possui o corpo de Luana com a intenção de encontrar sua filha desaparecida e cobrar uma promessa feita em uma encarnação passada das duas. Ao contrário da contida e sofrida Luana, Priscila é sofisticada, sensual e descontraída. Ela arrebata o amor de Tião Bento e os dois acabam se casando.

Enquanto corre o processo movido contra a família Rivoredo, Priscila tenta levantar dinheiro para encenar a peça "O Santo Inquérito" e é envolvida em uma série de intrigas.

Sandra Rivoredo (Natália do Valle), a filha mais velha de Antônio, criada para substituir o pai nos negócios. É a presidente das Indústrias de Gêneros Alimentícios Catarina e faz tudo para afastar Tião da direção da empresa. Bom-caráter e responsável ao extremo, chega a abdicar de sua vida pessoal em prol dos negócios.

ELENCO:

Regina Duarte - Luana Camará / Priscilla Capricce

Francisco Cuoco - Tião Bento (Sebastião Bento)

Eva Todor - Santinha (Maria Santa) Bergman Rivoredo

Cláudio Cavalcanti - Danilo Mendes

Carlos Alberto Riccelli - Rudy (Rodolfo Bergman Rivoredo)

Natália do Valle - Sandra Bergman Rivoredo

Armando Bogus - Valério

Nicette Bruno - Sara Mendes

Fernando Torres - Harold Bergman

Beth Goulart - Helenice

Lisa Vieira - Érika Rezende

Sebastião Vasconcelos - Elísio Mendes

Paulo Guarnieri - Tony (Antônio Bergman Rivoredo)

Tamara Taxman - Gisa (Gisela Rezende)

Adriano Reys - Renard

Myriam Pérsia - Mapy Hilder

Heloísa Helena - Augusta

Jacqueline Laurence - Célia

Reinaldo Gonzaga - Gilson Pratini

Miriam Pires - Carolina

Fernando Eiras - Henrique Bergman

Neuza Caribé - Uiara

Otávio Augusto - Jorge

Ruth de Souza - Jerusa

Edwin Luisi - Rubens

Ênio Santos - Tomás Rezende

Jonas Bloch - Jaime

Edney Giovenazzi - Sampaio

Tânia Bôscoli - Alba Rezende

Patrícia Phebo - Cristina

Sônia Clara - Diana Bergman

Jacyra Silva - Pérola

Maralise - Arminda

Izabella Bicalho - Cila (filha de Priscila)

Cassia Foureaux - Ângela

Lajar Muzuris - Domingos

Monique Alves - Rosinha

Terezinha Sodré - Rita

Irma Alvarez - Vanda

David Pinheiro - Padre Gustavo

Nilson Acioly - Kico

Carlos Kroeber - Antônio Rivoredo

Maria Della Costa - Juliana

Yolanda Cardoso - Carla Taglianetti

Lícia Magna - Olga

Alessandra de Melo - Luana (criança)

Agenor Camará (pai de Luana)

ALESSANDRA DE MELO - Luana (criança)

Delegado Braga

Camaiura (índio pai de Uiara)

Flaviano (amigo de Célia)

Hilda (diretora da escola onde Luana trabalhou)

Brito (funcionário de Tião Bento)

Marly (conquista de Tião Bento)

Bárbara (mulher ligada ao passado de Tião Bento)

Armando (advogado de Tião Bento)

Borges (agiota que cobra dívida de Tião Bento)

Liberati (empresário de Priscila)

Taglianetti (acusa Priscila do roubo de suas jóias)

YOLANDA CARDOSO - Carla Taglianetti (mulher de Taglianetti)

Da Matta (produtor de cinema que encomenda um roteiro de filme para Danilo)

Laura (moradora de Pedra Linda que briga com Gisa)

Gusmão (diretor nas Indústrias Catarina envolvido no sequestro de Cila)

Dr. Paulo (diretor nas Indústrias Catarina envolvido no sequestro de Cila)

Lenita (menina cega salva por Luana)

MARIA SANTOS QUIRINO - Bia (tia de Lenita)

Penha

Isabel (filha de Mapy)

Paula (filha de Mapy)

Regina (filha de Mapy)

Rudinho (filho de Rudi e Helenice)

Sebastião (filho de Luana e Tião Bento)

Maria Della Costa- Juliana
BASTIDORES DA NOVELA:

Em Sétimo Sentido Regina Duarte vivia um papel duplo: a paranormal Luana Camará que encarnava o espírito de Priscila Capricce. Janete Clair voltava a um tema recorrente em sua obra: o duplo. Desde seu primeiro trabalho para TV ela brincou com gêmeos, sósias, troca de personalidade, influenciada por Os Irmãos Karamazov de Dostoievsky. Foi assim com Lara e Diana de Irmãos Coragem, com Simone e Rosana de Selva de Pedra, com Hugo e Raul de O Semideus.

A primeira metade da novela transcorreu morna. A trama só começou a despertar a atenção dos telespectadores a partir da segunda metade, quando a protagonista Luana Camará incorpora o espírito de Priscila Capricce.

Faltando uns 40 capítulos para a novela acabar, Janete descobriu uma doença e teve que ser operada. Para não criar alarde acerca do afastamento da autora, a Globo providenciou um autor substituto na surdina, e assim ninguém ficou sabendo na época que foi Silvio de Abreu quem terminou de escrever Sétimo Sentido. Janete orientava e depois revisava o que Silvio escrevia.

Desde seu primeiro capítulo, a novela sofreu diversos cortes impostos pela censura. Na época, a autora reclamou pela imprensa que a arbritariedade dos cortes deixava a trama "sem pé nem cabeça". A autora teve que driblar imposições absurdas, como a proibição de beijos entre Luana e Rudi, somente porque ele era casado na trama. Já o público acusou injustamente - através de pesquisas realizadas pela emissora - a falta de sensualidade no romance entre Rudi e Luana, na fase inicial da história, ainda sem saber que todas as cenas em que o casal se beijava tinham sido tesouradas em Brasília.

Vale registrar duas memoráveis sequências: Priscila Capricce no palco, interpretando Branca Dias de O Santo Inquérito, de Dias Gomes - personagem que Regina Duarte havia de fato defendido no teatro; e a deslumbrante cerimônia de casamento de Priscila e Tião Bento, num ritual cigano.

Janete Clair mobilizou o público no penúltimo capítulo para o julgamento de Luana, centrando o debate sobre o fenômeno da dupla personalidade.

No capítulo 148, a cena de uma regressão espiritual explicou a ligação de Luana com o espírito de Priscila. Em, vidas passadas, em 1910, elas foram a gêmeas Luciana (Luana) e Maria Pia (Priscila). Maria salvara a vida de Luciana, criando uma dívida de gratidão que seria resgatada no presente.

Regina Duarte declarou em depoimento ao livro Nossa Senhora das Oito:"Sétimo Sentido foi uma aventura linda e estimulante. Eu adorava as duas personagens. A Priscila, aliás, a meu ver, é precursora da Porcina (de Roque Santeiro). (...) Uma grande personagem!"

Estudiosos do espiritismo criticaram a trama. Alegavam que é impossível a possessão de um espírito sobre uma pessoa. Janete Clair, além da assessoria da parapsicóloga Thelma Tablada, afirmou ter estudado durante um ano temas relativos a paranormalidade, parapsicologia e espiritismo.

A novela encerrou com essa famoso texto de Janete Clair: "Eu gostaria que o ser humano acreditasse que existe uma força capaz de mudar sua vida. É bom confiar em si mesmo e esperar um novo amanhecer."

TRILHA SONORA:

Nacional


01. Gilberto Gil - Esotérico
02. Ney Matogrosso - Jeito de Amar
03. Maurício - A Cada Momento
04. Luiz Gonzaga Jr. - Ser, Fazer, Acontecer
05. Marina Lima - Charme do Mundo
06. Chico Buarque - As Vitrines (tema de abertura)
07. Rita Lee - Atlântida
08. Vinícius Cantuária - Coisa Linda
09. Djavan - Faltando um Pedaço (tema de Luana e Rudi)
10. Maria Bethânia - Atiraste uma Pedra
11. João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil - Disse Alguém
12. MPB-4 - Magia
13. Cauby Peixoto - Então Tá



Internacional

01. Elton John - Empty Garden (5:06)
02. Duran Duran - Anyone out There (3:59)
03. Don McLean - Castles in the Air (3:39)
04. Ray Parker Jr - The Other Woman (3:59)
05. Udo Jurgens - Walk Away (3:45)
06. Mary Wells - Gigolo (3:14)
07. Bianco - Silenzio (2:31)
08. Vangelis - Chariots of Fire (3:19)
09. Adrien Gurvitz - Classic (3:37)
10. War - You Got the Power (3:57)
11. Rod Stewart - How Long? (4:10)
12. Patrick Cowley - Megatron Man (3:57)
13. Michael Henderson - Make it Easy on Yourself (3:42)
14. Danielle - Tristesse (2:46)

8 comentários:

Unknown disse...

eu me chamo carlos david da silva tenho 41 anos,e sou fa numero 1 de regina duarte,e na minha concépcao a melhor novela que a globo ja exibiu foi setimo sentido,e acho que a globo deveria reprisar ou regravar esta novela,tenho certesa que ia ter um indce,bem alto de aldiencia.obs.REGINA DUARTE,como atriz principal.penssem nisto.eu e minha familia,e todas as familias do brasil vai agradecer ao ver este grande sucesso na telinha...bjs obrigado..

Glamurous Girls disse...

Olá meu nome é Aiana e eu queria saber qual o capitulo que o bebê da novela quase que é picado por uma cobra e que foi salvado por um homem , obrigado.

Unknown disse...

gostaria que passace en vale apena verdinovo pois nao me lenbro do final

agnaldo sena disse...

regina duarte sempre gloriosa amo seu trabalho sem duvidas nesta novela ela mostrou todos eu talento ,lembro me como se fosse hj ela se transforma na pricilla capritte, era demais o brasil parou pr aver o ultimo capitulo desta novela pena que globo so reprise esats novelas chatinhas das 18,00 seria otimo se voltasse reprisar estas novelas, que marcaram epocas esem duvida amelhor autora sempre foi janet clair agnaldo sena

Unknown disse...

Meu nome é Priscila e gostaria que a Globo passasse esta novela no vale a pena ver de novo. Já que repetem novelas e passam novelas chatas.

Unknown disse...

Queria ver a linda cena da personagem Erika Rezende interpretada por lisa vieira que deu um show.
Esse novela passou aqui em Portugal e na Suíça e a música empty garden sra tema deste personagem.
E novela alcançou 80 pontos de ibope na cena em que Erika (lisa vieira)beija o ator Edwin luisi que era cego na trama .
E cena e linda .
Infelizmente não temos aqui mas em Portugal passou e a música de elton john mexeu demais com o público que ligou muito a personagem Erika que era manda.

Unknown disse...

Queria ver a linda cena da personagem Erika Rezende interpretada por lisa vieira que deu um show.
Esse novela passou aqui em Portugal e na Suíça e a música empty garden sra tema deste personagem.
E novela alcançou 80 pontos de ibope na cena em que Erika (lisa vieira)beija o ator Edwin luisi que era cego na trama .
E cena e linda .
Infelizmente não temos aqui mas em Portugal passou e a música de elton john mexeu demais com o público que ligou muito a personagem Erika que era manda.

Unknown disse...

Bora Rede Globo reprisar Sétimo Sentido façam uma pesquisa pra levar essa pauta pra quem decide afinal já somos um bom público por aqui querendo muito obrigada.