segunda-feira, 29 de março de 2010

NOVELA LEGIÃO DOS ESQUECIDOS (1968/69)






A Legião dos Esquecidos foi uma telenovela da TV Excelsior, exibida de 6 de maio de 1968 a fevereiro de 1969, às 19h, escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes.

TRAMA

A Legião dos Esquecidos, uma trama de intrigas, suspense e lances emocionantes, foi uma novela lançada pela extinta TV Excelsior no ano de 1968, trazia a história de Felipe Mont Clair (Francisco Cuoco), que é forçado pela família a abandonar a noiva , a que ama, para casar-se com uma mulher da alta sociedade. Mas durante a viagem de núpcias, a esposa de Felipe morre, o mesmo ocorrendo com o seu pai pouco depois. Desesperado, Felipe lança-se a procura de Branca, a noiva que havia abandonado, mas não a encontra mais. Sozinho e sem dinheiro, ele atira-se numa vida de aventuras no garimpo, com o único intuito de enriquecer. Duro e seco, Felipe forma um império. A morte porem ronda o garimpo. Todo o garimpeiro que encontra uma pedra de valor é assassinado. Surge então um sargento, rude e agressivo, que desconfia ser Felipe o autor de tantas mortes, Felipe é preso na pequena Vila Esperança, lá ele conhece e se apaixona por Regina Célia (Regina Duarte), uma doce mulher.


ELENCO

Francisco Cuoco .... Felipe Mont Clair
Regina Duarte .... Regina Célia
Rodolfo Mayer .... Pierre
Márcia Real .... Teresa
Newton Prado .... Julião
Sílvio Rocha .... Vicente
Armando Bógus .... Roberto
Irina Grecco .... Isabel
Serafim Gonzalez .... Sargento
Vera Nunes .... Maria Luísa
Carlos Zara .... Raul
Sadi Cabral .... Simão
Lurdinha Félix .... Lua Branca
Eduardo Abbas .... João
Sonia Oiticica .... Maria
Neusa Maria .... Sílvia
Marcos Wainberg

CURIOSIDADES

Regina Duarte no ano de 1968 e 69 estava loira para o maravilhoso filme de Sylvio Back, Lance Maior como Cristina uma rica e mimada garota da alta sociedade e também na telenovela O Terceiro Pecado como a jovem e doce Carolina, logo depois veio  a bela "Regina Célia", personagem com o mesmo nome da atriz veio para mudar o coração amargurado de Felipe (Francisco Cuoco) na novela, A Legião dos Esquecidos. Depois como a alienígena estudante Melissa em “Os Estranhos” todas da saudosa Ivani Ribeiro da extinta TV Excelsior, com exceção da novela do Raimundo Lopes A Legião dos Esquecidos.

Em Véu de Noiva a sua estréia na Globo Regina fazia Andréa uma jovem que usava uma peruca loira para si passar por sua tia falecida “Roberta”, assim ela assombrava a tia Helena. Na novela Selva de pedra, não foi diferente a nossa namoradinha do Brasil deu o ar da graça como à artista plástica “Rosana Reis”, linda e loira. No seriado Retrato de Mulher apareceu loira em um dos episódios. No teatro ela foi loira em Réveillon e Miss Banana. A sua ultima aparição loira na TV foi na novela Desejos de Mulher (2002). Afinal Regina Duarte Loira ou morena é um espetáculo de talento.

A telenovela A Legião dos Esquecidos  não emplacou, em parte por ser a reapresentação de um sucesso radiofônico e, por outro lado, por concorrer no horário com Antônio Maria, da TV Tupi que era um grande sucesso.

Regina Duarte entrou na trama apenas no terceiro mês e mudou o enredo inicial, modificando inclusive as características do personagem de Francisco Cuoco.

Foi a primeira de três novelas com a dupla Francisco Cuoco e Regina Duarte encabeçando o elenco. As outras duas seriam na Rede Globo.

A TV Excelsior começava a perder terreno na audiência, principalmente no horário das 19h.






2 comentários:

joseane disse...

estou quase completando 58 anos, lembro-me como se fosse hoje, regina duarte e fco. cuoco e grande elenco, não se via essas aberrações das novelas de hoje, até gay se beijando. que horror.antigamente não se via isso.

VILMAR disse...

Pois olha, eu era criança com 14 anos, e adorava essa novela. Até hoje não esqueço das interpretações do Francisco Cuoco, do mordomo, do sargentão, do Vicente, da Dona do boteco, do francês Pierre, e muito mais. Aquilo sim é que era novela de verdade. Hoje não perco mais tempo pois é só bandalheira.Vilmar Fernandes