domingo, 21 de março de 2010

NOVELA: OS ESTRANHOS (1969)

Os estranhos foi uma telenovela de Ivani Ribeiro exibida pela TV Excelsior em 1969.

Um salto no tempo e no espaço: quatrocentos anos e alguns milhares de quilômetros cobertos em apenas uma semana. Êsse milagre só poderia ter ocorrido na televisão brasileira: acrecentando Pelé ao seu elenco de novelas, na antiga  TV Excelsior. Os misteriosos extraterrestres vem do desconhecido planeta Y 12, eles são: quatro estudantes (dois homens e duas mulheres) que se transformam em Sabedoria Geral no planeta Gama Y 12 e ganham uma viagem de estudos "a um ponto qualquer do cosmos".

Eles preferem o planeta Terra. Mas são desaconcelhados pelos professôres que consideram a terra como "um planeta primitivo em processo de destruição".

Os estudantes insistem e, acompanhados de um professor, descem (de um disco voador)  na praia do Gonzaga, em Santos. Entra assim em contato com os "humanos"  ou "terráquios", Eles possuem o poder de percepções extraordirários, começam a se preocupar  com os personagen com quem convivem. Semtem os dramas e problemas pessoais dos homens: das doenças aos amôres contrariados, passando por complexos de feiúra  e crises de solidão, e a todos esses males fisicos e pesíquicos , dão solução. Apesar dos concelhos do professor Radamés (Cláudio Correia de Castro) os quatro estudantes do planeta Gama Y 12 aumentam perigosamente suas ligações terrenas; mas, ao contrário dos outros personagens principais da novela, nem amam nem são amados.

 Limita-se a testemunhar os dramas: o principal deles envolve o casal  Arthur (Carlos Zara) e Norma (Fernanda Montenegro). Ele é medico e estudioso de problemas espaciais. Ela é "gravemente doente de ciúmes". Pelé faz papel de um "terráqueo", escritor de contos policiais , que pesquisa sobre discos voadores e entra em contato com "Os Estranhos" do planeta Gama Y 12.


ELENCO:

REGINA DUARTE - Melissa
ROSAMARIA MURTINHO - Dionéia
CARLOS ZARA - Horácio Galvão
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO - Radamés
GIANFRANCESCO GUARNIERI - Bernardo
STÊNIO GARCIA - Daniel
MÁRCIA DE WINSOR - Walkíria
ÁTILA IÓRIO - Caleb
SERAFIM GONZALEZ - Mendonça
MÁRCIA REAL - Ofélia
VIDA ALVES - Irene
CLEYDE BLOTA - Marta
JOÃO JOSÉ POMPEO - Tibério
ROBERTO MAYA - Emanoel
OSMAR PRADO - Tony
SILVIO DE ABREU - Dr. Valentim
VERA NUNES - Mimi
CLEYDE BLOTA - Marta
LUCY MEIRELLES - Judite
LÍDIA COSTA - Madalena
OSMANO CARDOSO - Plautus
MARCUS TOLEDO - Décio
MÁRIO GUIMARÃES - Jonas
ALEXANDRE ARAÚJO - Alexandre
JOSMAR MARTINS - Baltazar
ANA MARIA NEUMANN
e
PELÉ - Plínio Pompeu

BASTIDORES

Curiosa continuação da obra que Ivani Ribeiro desenvolveu no horário das 19h30 na TV Excelsior.

Mais uma vez a autora exibia seu estilo inquietante ao buscar seus temas. Na ocasião, o assunto espacial estava em voga com as viagens do projeto Apolo rumo à Lua.

Pelé participou sem se comprometer muito: pouco texto e seu personagem não se apaixonou por ninguém.

Gianfrancesco Guarnieri comentou em depoimento ao livro Glória in Excelsior, de Álvaro de Moya:

"A novela queria ser de ficção científica e não conseguia e era muito engraçado porque o Cláudio Corrêa e Castro, a Rosamaria Murtinho, a Regina Duarte eram amarelos, com uns brilhos no rosto, porque eram de outro planeta... tinha um disco voador... e o Pelé... era um escritor que vivia de seus direitos autorais e tinha uma ilha, comprada com a renda dos livros... Total absurdo... Para ter uma ilha ele deveria ter no mínimo 20 empregos e nem teria tempo para escrever... Mas tecnicamente era bem feita."

9 comentários:

Emilio Pacheco disse...

Tem alguma coisa errada aí. Carlos Zara fazia o papel de Horácio, casado com Walkíria (Márcia de Windsor). Na metade da novela ela descobre ter câncer. Ao final, os extraterrestres revelam que não há nenhuma doença incurável em seu planeta. E a novela termina com Horácio revelando à esposa que "já foi descoberta a cura do câncer". E ela, que pensava que ele nem sabia da doença, começa a rir de felicidade. A cena final mostra a espaçonave ao longe, voltando para o espaço, com letreiros por cima: "Isto ainda não aconteceu, mas está escrito."

Rosa Maria disse...

Estamos em 2013 e não vemos nenhuma luz no fim do tunul na descoberta pra cura do cancer !
Será que já existe a e laboratórios não divulga pra não contar com o risco de perder cliente (ou melhor )
paciente para medicamentos ?

CAMARA, Carolina disse...

Olá! Minha mãe, há anos, pede para eu encontrar a música-tema dos personagens Melissa (Regina Duarte) e Daniel (Stênio Garcia), da novela "Os Estranhos", da TV Excelsior. Já procurei em todo o lugar e não descubro de jeito nenhum.
Você sabe?
Se sim, por favor, me diga. São anos tentando descobrir.
Fico no aguardo de sua resposta. Desde já agradeço.

Carolina
camaracarolina1985@yahoo.com.br

Nilton Bustamante disse...

Olá!
Gostaria, também, saber qual o nome da canção do tema dessa novela.
Salvo engano, quem cantava era Shirley Bassey.

No aguardo e já agradecendo,

Nilton Bustamante
e-mail: nigla@nigla.com.br

Robert Maia disse...

Não existe nenhum registro audiovisual disso?

Leticia Gil disse...

Tb gostaria de rever esta novela. Alguma sugestão de onde encontrar???

Unknown disse...

Stenio Garcia, Regina Duarte, pelamor de Deus, ninguém lembra desse tema para me dar o nome da música?

Unknown disse...

Já existe a cura. Mas não interessa aos laboratórios que ela venha a tona.

Emilio Pacheco disse...

Engraçado, eu lembro de muita coisa dessa novela. Lembro até da vinheta que tocava ao final de cada bloco (no órgão) e capítulo (mesma linha melódica, mas com sopros de metal). Mas não lembro nem de abertura, nem de qualquer música específica tocando durante a novela. Tem uma "abertura" que rola por aí na Internet, mas é fake, montada com fotos da novela.